Diretrizes para
Autores
ATENÇÃO: Uma vez submetido o artigo, o autor concorda integralmente com as
"condições para submissão" (abaixo), dentre as quais a que NÃO submeteu o mesmo artigo para outro periódico. A partir do momento
que o artigo entrar em avaliação e em sendo aprovado para publicação, ele não
será arquivado sob o pretesto de já ter sido publicado.
Caso não esteja
conseguindo submeter o texto original utilizando página da Revista, clique aqui para abrir tutorial (instruções)
Instruções para preparação dos originais
Os autores
interessados em publicar na Revista Brasileira de Educação em Geografia devem
preparar seus originais seguindo as orientações da ABNT (NBR 6023 – sistema de
referência) e ABNT (NBR 10520 - apresentação de citações em documentos), ambos
de agosto de 2002, que serão exigências obrigatórias e preliminares para recebimento
dos textos para análise dos referees. Não serão
aceitos artigos com mais de três autores.
Texto
O conteúdo do texto
assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores. É também de
responsabilidade do autor a correção ortográfica e sintática, bem como a
revisão da digitação do texto, que será publicado exatamente conforme enviado.
Recomenda-se aos autores submeterem seus textos e resumos (inclusive na língua
estrangeira) à correção ortográfico-sintática por especialista.
Serão publicados
textos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, com prevalência para as
duas primeiras.
Os textos devem ser
digitados está em formato compatível com o Microsoft Word (.doc ou .rtf); com
espaçamento 1.5 entre linhas; letra Times New Roman, corpo 12 ou letra Arial,
corpo 11; justificado; sem fontes ou atributos diferentes para títulos e
seções, exceto negrito; margens de 3 cm de todos os lados. Os originais deverão
conter no máximo: artigos, 25 páginas; resenhas 5 páginas; e práticas
educativas, 10 páginas; todos no tamanho A4.
Além do texto
principal, deverão ser encaminhados em duas das línguas aceitas pela Revista,
sendo a primeira, obrigatoriamente, em português: i) resumo com 200 palavras em
um só parágrafo; ii) Título; iii) Palavras-chave (até 5). Não usar tradutor automático.Recomenda-se passar por revisão de
profissional especializado.
Os autores deverão
utilizar o sistema de encaminhamento de originais presente na página da Revista
(clique aqui para tutorial). A Revista não
trabalhará com o formato impresso em nenhum de suas etapas de editoração.
Título
O título deve ser
digitado em maiúsculas, separado do subtítulo por dois pontos (:), quando
houver. Um espaço abaixo dele deve(m) ser digitado(s) o(s) nome(s) completos
do(s) autor(es), (somente o sobrenome de entrada na Referência em maiúsculas),
seguido(s) de sua filiação institucional , atividade e/ou cargo exercido,
endereço para correspondência e e-mail.
Seções
As divisões do texto
devem ser destacadas com um espaço antes e outro depois e digitadas em negrito.
Figuras
Compreende-se como
figuras: mapas, plantas, croquis, gráficos, quadros, fotografias, lâminas,
organogramas, desenhos, reproduções artísticas e ilustrações em geral.
As figuras poderão
ser apresentadas em branco-e-preto ou coloridas; não deverão exceder o tamanho
de 17 x 11 cm; deverão estar inseridas no corpo do texto, bem como enviadas
separadamente sob a forma de arquivos digitais, com extensão .CDR, .TIF, ou
.JPG (com no mínimo 300 dpi). Deverão ser chamadas no corpo texto desta forma
(Figura x). Exemplo “Mapas táteis (Figura 2) são excelentes exemplos (...)”.
Sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra Figura (em
negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos
arábicos (em negrito), do respectivo título e/ou legenda explicativa e da
fonte, se necessário. Exemplo: “Figura 2: Mapas táteis produzidos no Lemadi –
Geografia (FFLCH-USP)”
Tabelas
De acordo com o IBGE,
1993, as tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade
autônoma. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente. Em sua
apresentação: têm numeração independente e consecutiva;
O titulo é colocado
na parte superior, precedido da palavra Tabela (negrito) e de seu número de
ordem em algarismos arábicos (negrito); do respectivo título; as fontes citadas
na construção de tabelas e notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de
fechamento; caso sejam utilizadas tabelas reproduzidas de outros documentos, é
necessário mencionar a fonte na parte inferior. As tabelas devem ser inseridas
o mais próximo possível do trecho a que se referem; se a tabela não couber em
uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é
delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho
repetidos na folha seguinte; nas tabelas utilizam-se fios horizontais e
verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte
inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais
para separar as linhas. Exemplo:
Tabela 2 – Funções Docentes
(1) no Ensino Médio por Região /
Formação do Professor
Obs.: 1) O mesmo
docente pode atuar em mais de um nível/modalidade de ensino e em mais de um
estabelecimento. 2) % sem Licenciatura = Médio sem Magistério + Médio com
Magistério + Superior Formação sem Licenciatura.
Fonte: MEC -
Propostas Conceituais e Metodológicas (2005, p. 5).
Fonte: Berbat (2008,
p.168)
Sistema de Chamadas no corpo do texto (NBR -10520, agos. 2002)
A Revista Brasileira
de Educação em Geografia adota “autor-data” como o sistema de chamadas no corpo
do texto, segundo a NBR -10520, 2002 da ABNT. Deve ser seguido consistentemente
ao longo de todo o texto, permitindo correlação com a lista de referências. As
citações poderão aparecer de forma direta ou indireta. As Referências deverão
ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data
e página, quando dentro do parêntesis e em minúsculas quando inseridas na
frase. Supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques devem ser
indicados da seguinte forma: i) supressões: [...]; ii) interpolações ou
comentários: [ ]; iii) ênfase ou destaques: grifo ou negrito ou itálico; iv)
quando se tratar de informações obtidas verbalmente (palestras, debates etc.)
indicar, entre parênteses, a expressão “informação verbal”, mencionando-se os
dados disponíveis, em nota de rodapé.
a) Citações diretas
As citações diretas
no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Exemplo:
Segundo Chervel
(1990, p.187), “a história dos conteúdos é evidentemente seu componente
central, o pivô ao redor do qual ela se constitui.”
Ou
[...] “a história dos
conteúdos é evidentemente seu componente central, o pivô ao redor do qual ela
se constitui” (CHERVEL, 1990, p.187).
As citações diretas
no texto, quando apresentarem mais de três linhas, devem ser destacadas com
recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor do que o utilizado no texto,
sem aspas e espaçamento simples entre linhas. Exemplo:
Porque a geografia
ainda hoje veiculada pela escola funda-se no discurso da identidade, da
homogeneidade dos espaços em função da
[...] assunção, pela
escola de massas, das ontologias e epistemologias hegemônicas fundadas na
metafísica – separação entre o sujeito e o objeto, o espaço e o tempo, entre
sujeito, espaço e tempo, a sociedade e a natureza, a dimensão individual e
social, etc. – [...] (KATUTA, 2004, p.244)
ou
Segundo Katuta (2004,
p. 224) a geografia, ainda hoje veiculada pela escola, funda-se no discurso da
identidade, da homogeneidade dos espaços em função da
[...] assunção, pela
escola de massas, das ontologias e epistemologias hegemônicas fundadas na
metafísica – separação entre o sujeito e o objeto, o espaço e o tempo, entre
sujeito, espaço e tempo, a sociedade e a natureza, a dimensão individual e
social, etc.
b) Citações indiretas
As citações indiretas
são redigidas pelo autor do trabalho, com base em idéias de outro autor, sempre
indicando a fonte onde foi tirada a idéia. Nas citações indiretas a indicação
das páginas consultadas é opcional. Exemplo:
Girardi (2001) cita
que as dificuldades verificadas pelos geógrafos em trabalhar, entender e lidar
com mapas acarreta distorções no seu uso tanto como etapa metodológica, no
ensino, ou como meio de comunicação de resultado de pesquisa.
ou
As dificuldades
verificadas nos geógrafos em trabalhar, entender e lidar com mapas acarreta
distorções no seu uso tanto como etapa metodológica, no ensino, ou como meio de
comunicação de resultado de pesquisa (GIRARDI, 2001).
c) Outros
- Quando houver
coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus
prenomes. Exemplo: (ROCHA, G. O. R, 2001), (ROCHA, A. A. C. N. da, 2008)
- Quando as citações
forem de diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, são
distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a
data e sem espaçamento, conforme a lista de referências. Exemplo: Conforme
Callai (1998a), o ensino de geografia [...]. Seguindo esse mesmo pensamento, a
autora complementa em outro texto, que o ensino de geografia deve[...] (CALLAI,
1998b).
- Para as citações
indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos
diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por
vírgula. Exemplo: Para Cavalcanti (1998, 2002, 2005) o ensino de geografia
[...]
- Solicita-se evitar
ao máximo notas de rodapé.
Sistema de Referências (NBR-6023 - agos. 2002)
- As Referências
(somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto,
alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo
com a NBR-6023: 2002, da ABNT.
Alguns exemplos de
referências bibliográficas
a) Livros (um autor)
SOARES, Maria Lucia
de Amorim. Girassóis ou Heliantos: maneiras criadoras para o conhecer
geográfico. Sorocaba: Prefeitura Municipal de Sorocaba, 2001.
b) Livros (dois a três autores)
GUIMARÃES, Márcia
Noêmia; FALLEIROS, Ialê. Os diferentes Tempos e Espaços do Homem: atividades de
geografia e de história para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
PONTUSCHKA, Nídia;
PAGANELLI, Tomoko Yida; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender
Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
c) Livros (mais de três autores)
CASTROGIOVANNI,
Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; SCHÄFFER, Neiva Otero, [et al].
(orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS
Editora e AGB-Seção Porto Alegre, 2003.
d) Livros (demais informações, quando necessárias)
TARDIF, Maurice.
Saberes Docentes e Formação Profissional. Trad. Francisco Pereira. 8. ed.
Petrópolis: Vozes, 2007. 325p.
e) Capítulo de livro
HESPANHOL, Antonio
Nivaldo. A avaliação oficial de livros didáticos de geografia no Brasil: o PNLD
de 2005. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (org.). Livros didáticos de
História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora,
2006. p. 73-85.
f) Capítulo de livro do mesmo autor
SPOSITO, Maria
Encarnação Beltrão. A avaliação de livros didáticos no Brasil – por quê? In:
_____. Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São
Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. p. 15-25.
g) Artigos de periódicos
SILVA, Valdenildo
Pedro da. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. Terra
Livre, Presidente Prudente, ano 23, v.1, n. 28, p. 67-90, jan./jun., 2007.
h) Artigo de periódico (formato eletrônico)
OLIVEIRA, Adriano
Rodrigo. Geografia e Cartografia escolar: o que sabem e como ensinam
professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental? Educação e Pesquisa, São
Paulo, v.34, n.3, p. 481-494, set./dez. 2008. Disponível em:
<http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 22 abril 2002.
i) Trabalho publicado em Anais de Eventos
SOARES, Wilson José;
PEZZATO, João Pedro. Entendendo o passado do ensino de geografia na rede
pública de Mato Grosso através da história de vida dos professores aposentados:
uma alternativa para pensar o futuro. In: Simpósio de Pós Graduação em
Geografia da Unesp Rio Claro. 9. 2009, Rio Claro. Anais... Rio Claro, 2009. p.
1842-1852. Disponível em
<http://sites.google.com/site/seminarioposgeo/anais> Acesso em: 10 abril
2010
Observação: Nos capítulos de livros, artigos de periódicos impressos e eletrônicos e
trabalhos publicados em anais de eventos, quando a autoria tiver mais de 3
autores deve-se seguir a mesma regra para Livro com mais de três autores,
empregando [et al]
j) Teses
PIRES, Lucineide
Mendes. A prática pedagógica do professor de geografia do ensino fundamental.
2009. 154f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos
Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
k) Livro em formato eletrônico
SÃO PAULO (Estado).
Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em:
<http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.
l) Artigo assinado (jornal)
DIMENSTEIN, G. Escola
da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.
j) Artigo não-assinado (jornal)
FUNGOS e chuva
ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002.
Cotidiano, p. 6.
Condições para
submissão
Como parte do
processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da
submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não
estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é
original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra
revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao
editor".
2. O arquivo da
submissão está em formato compatível com o Microsoft Word (.doc / .rtf), sem
informações de autoria nem filiação institucional nas propriedades do documento
3.
O texto não contém mais que três autores.
O texto não contém mais que três autores.
4. O texto segue os
padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes
para Autores, na página Sobre a Revista.
5. Em caso de submissão
a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis
em Assegurando
a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
6. O texto não apresenta
informações que identifiquem o(s) autor(es), tais como nome, instituição,
escola, universidade, inclusive no TÍTULO, ou nas propriedades do documento
(.doc/.rtf) enviado.
Declaração de Direito
Autoral
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ISSN: 2236-3904
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